
As origens da Maçonaria remontam às brumas do passado.
Para muitos, as práticas maçônicas são antiquíssimas, daí a lenda de Hiran Abiff, conhecida como Lenda do Terceiro Grau. Porém, a Maçonaria, tal como a conhecemos hoje foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres.
A Maçonaria Brasileira teve origem no princípio do século XIX, sendo a primeira loja fundada em 1802, pelo botânico Manoel Arruda Câmara, com o nome de Areópago de Itambé.
A Maçonaria é eminentemente ritualística. Os ritos representam os métodos utilizados para transmitir ensinamentos e organizar cerimônias maçônicas.
Em nosso país são praticados os seguintes ritos: Escocês Antigo e Aceito, York, Shröder, Moderno, Brasileiro e Adonhiramita.
A nossa Loja, União e Tranquilidade, a Segunda da Ordem, adota o Rio Moderno, sendo a Primaz deste Rito.
O Rito Moderno, também conhecido como Rito Francês, nasceu para simplicar a ritualística maçônica, tornanda-a mais ágil e, como o nome indica, moderna.
Referido Rito, acredita essencialmente no homem, com sua capacidade de discernir, de raciocinar, de trabalhar para o bem-estar social e econômico, de defender os direitos de cada cidadão, em toda a sua inteireza.
Não indaga a que credo pertence o postulante ao ingressar na Maçonaria, posto que toda pessoa vive sob a égide do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.
O Rito Moderno crê, integralmente, no ser humano, no seu livre arbítrio, não exigindo que o mesmo professe uma religião, mas que seja capaz de direitos e deveres, respeitando o seu semelhante e com o mesmo convivendo, harmoniosamente, seja qual for o credo que professe.
A maçonaria, como se sabe, é composta por Graus Simbólicos e Filosóficos.
A constituição dos três primeiros graus é obrigatória e está prevista nos landmarks da Ordem. São os graus de Aprendiz, de Companheiro e de Mestre.
O trabalho realizado nos graus ditos “superiores” ou filosóficos é optativo, e vai depender do maçom, na busca do seu aperfeiçoamento intelectual e filosófico.
Existem diversos sistemas de graus superiores, como o de 33 graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, o de 13 graus do Rito de York, o de 7 graus do Rito Moderno.
ORito Moderno ou Francês nasceu com três graus simbólicos: lº Grau – Aprendiz; 2º Grau – Companheiro; e 3º Grau – Mestre, sendo solenemente instalado no dia 22 de outubro de 1773. Somente mais tarde, ou seja, em 1786, é que surgiram os Graus Filosóficos: 1ª. Ordem – 4º Grau – Eleito; 2ª. Ordem – 5º Grau – Eleito Escocês; 3ª. Ordem – 6º Grau – Cavaleiro do Oriente ou da Espada; 4ª. Orddem – 7º Grau – Cavaleiro Rosa-Cruz.
No Brasil o Rito Moderno está organizado em 9 graus, havendo sido acrescentada a 5ª. Ordem, com o 8º Grau – Cavaleiro da Águia Branca e Preta, Cavaleiro Kadosh; e 9º Grau – Cavaleiro da Sapiência – Grande Inspetor do Rito.
.